quarta-feira, 6 de abril de 2011

Educação Cristã (séc. V ao X)

Existem 3 tipos de escolas Cristãs: a Monástica, a Episcopal, a Presbiterial.
No início da escola cristã (antes do séc. V) a formação era “ascética e moral, espiritual antes que intelectual”. Achava-se que não era necessário o ensinamento dos códigos (leitura e escrita). Depois se viu necessário o ensinamento dos códigos para o conhecimento das Escrituras Sagradas, onde se utilizou termos cristãos para o ensinamento dos códigos.
Segundo São Basílio a escola monástica era só pra quem tinha vocação, e pelo Concílio de Calcedônia interditou a entrada de crianças que não fosse pra vida religiosa. O convento não assume o papel de centro de estudos, já que não foi concebido para isso. Isso tudo no Oriente.
Já no Ocidente, o poder de leitura dos Livros Santos é essencial a vida monástica, como pode ser mostrado desde o início da introdução do monaquismo na África por Santo Agostinho. Vale ressaltar que esse processo não é uma imposição a religião como muitos pensam, e sim a introdução de uma cultura letrada em um lugar onde não se tinha ordem, num lugar onde “as trevas da barbárie se estendem, quando a cultura esmorece no Ocidente e ameaça desaparecer” no século VI.
Os bispos tomam como responsabilidade suas a formação técnica e a instrução literária elementar para garantir o recrutamento normal de seu clero. Foi desta maneira que nasceu e se generalizou a escola episcopal, que mais tarde seriam o inicio das Universidades medievais.
No século VI surge a “escola rural, popular, que a própria Antiguidade não conhecera sob esta forma regular, sistematicamente generalizada”. É o ato de fundação de nossa escola moderna.
As escolas apresentadas são “escolas técnicas, que pretendem formar somente monges e clérigos”.
Quando as escolas profanas herdadas da Antiguidade terminaram de desaparecer, a escola cristã se torna o único meio de se adquirir e transmitir a cultura, onde todos os seus beneficiários são, em princípio, da Igreja. Mas começou-se a introduzir crianças no monastério que não tinham vocação eclesiástica, só para se instruírem. Os mestres das “Idades Obscuras buscam afastar seus discípulos” de uma cultura ligada à educação profana.
A escola cristã abriu caminho a uma nova educação, que não poderia ser assimilada à da Antiguidade clássica. “O cristianismo concede ao mais humilde de seus fiéis, por mais incipiente que seja seu desenvolvimento intelectual, o equivalente àquilo que a altiva cultura antiga reservava à elite de seus filósofos”.

Postado por: Grupo Educação Cristã (Aline, Bruno, Esthfany, Luana, Mayana e Nathalia)
Fonte: Hístória da Educação na Antiguidade de Henry Irénée Marrou

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