segunda-feira, 25 de abril de 2011

Educação Medieval - Escolástica- Século X ao XV

A escolástica nasce do pensamento cristão europeu da Idade Média.
Foi durante o governo Carolíngio que a Europa atinge avanços significativos com a construção de vários mosteiros, abadias e conventos, também é criada a escola Palatina que mais tarde serve como referência para vários pontos da Europa. É sob o governo de Carlos Magno que surge o primeiro programa de educação e são trazidos vários religiosos da Europa, educando desta forma a nobreza. 
Ao lado desta instrução e educação ministrada aos jovens da nobreza por eclesiásticos, a Idade Média oferece-lhes ainda uma educação militar e cortezã, educação à qual, desde cedo, a Igreja procurou também imprimir uma orientação religiosa e doutrinal.
O modelo escolástico atinge seu apogeu através de Santo Tomás de Aquino.

Embora rígido o modelo admitia espaço para a reflexão e discussão, bem como aplicação da lógica doutrinatória da Igreja.
A Igreja na Idade média dominava o cenário religioso, detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e o comportamento. O poder econômico também era vasto, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos a seu dispor. Os monges e outros clérigos eram responsáveis pela proteção espiritual de toda a sociedade.
O final da Idade Média apresenta sinais de mudanças que atingirão o desenvolvimento intelectual, artístico e científico que florescerão na Idade Moderna, seja por inúmeros fatores como; a organização educacional proposta no período Carolíngio e de fato posta em prática; as primeiras universidades que rapidamente se espalharão pelo continente, a redescoberta e valorização dos clássicos greco-romanos, surgimento dos mecenatos, cisma da Igreja Católica e advinda do Protestantismo proposto por Lutero.

 REFERÊNCIAS
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MARTINS, Maria Olga Pombo. Escolas Palatinas. Departamento de Educação, Lisboa, 2006. Disponível em: <http://www.edu.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/modelos/palatinas.html>. Acessado em: 21 de ago. 2006.

Grupo: Nilsete, Kênya, Camilla, Rosana, Débora, João Vítor, Élen, Franciny, Gabriela.
Ciências da Natureza, 1º período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário