quinta-feira, 17 de março de 2011

AS DIFEREÇAS DA WEB1 E WEB2

 A Internet alterou profundamente a comunicação da sociedade. Essas mudanças causaram impacto a ciência, educação e a grande maioria das profissões.

“Cérebros humanos, computadores e redes interconectadas de comunicação, ampliam, a cada dia, um ciberespaço mundial no qual todo elemento de informação encontra-se em contato virtual com todos e com cada um, tudo isso convergindo para a constituição de um novo meio de comunicação, de pensamento e de trabalho para as sociedades humanas, em fim, de uma nova antropologia própria do ciberespaço ( Lévy, 2000,p.79).

O inicio da web1.0:
A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.
Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.


A troca de informações entre pessoas e empresas diminuiu custos com papel, uso de telefone, aproximou pessoas e diminuiu distâncias.

A fase considerada como Web1 se caracterizou pela possibilidade de transmissões de informações a distância entre computadores, inicialmente para fins militares, e posteriormente para fins educacionais. No inicio existiam poucos usuários e conseqüentemente os equipamentos eram de alto custos.
A possibilidade de comunicação a distância e o armazenamento e transmissões de informações, deu um grande impulso a comunicação, a ciência,e a organizações militares. A troca de informações por e-mail e a leitura de sites, sem a participação de co-autoria do internauta. Na primeira fase não existia Chat, fóruns de discussão ou outra forma de participação do conteúdo pelos internautas.


Característica básica da Web 2:
A base de diferenciação está na interatividade. A Web 2 se caracteriza pela participação do usuário que usa informações de outros usuários criando novos conhecimentos.

Refere-se à troca entre os agentes envolvidos no processo de comunicação. Os usuários (leitores, editores, redatores, Webdesigners, etc.) participem ativamente na construção da informação, podendo interferir e propor alterações em seu conteúdo.

A interatividade está presente nos chats, fóruns de discussão, e nos blogs disponibilizados pelos portais. Nos chats, os interagentes conversam entre si em tempo real, e sem censura. Nos fóruns de discussões discutem e expõe seus pensamentos, e os blogs e tem o poder para criar e divulgar suas próprias notícias se tornando autores do conteúdo, quebrando o sistema emissor/ receptor que foi a característica da Web 1. O internauta deixou de ser um mero expectador passivo para ser o co autor do conteúdo dos sites e blogs.

O usuário da Web 1, apenas assistia, lia ou usufruía do conteúdo criado , porém não participava da criação do site de forma interativa.
Na Web 1, o internauta é apenas um espectador que assiste , lê ou utiliza do trabalho feito pelo editor do site.
Por exemplo: O site da enciclopédia Britânica disponibilizava informações sobre palavras e termos que o usuário lia.
A Wilquipédia, ( Web 2): é criada pelos próprios usuários e dessa forma o conhecimento de muitos vai se acumulando e criando novos conhecimentos.

O webjornalismo.na web1: o leitor apenas lia as notícias que eram reproduzidas dos jornais impressos.
Na Web 2, existe uma linguagem própria e diferente. As informações são atualizadas em tempo real e o leitor critica, dá sugestões, envia informações e participa em tempo real (online) com suas opiniões, criando novas notícias.
Ao invés de ser um mero expectador, o internauta se torna um coautor da notícia. E isso não se limita apenas ao material de texto. O leitor envia fotos, áudio e vídeos.

Outro fator é a rapidez do envio da notícia. A Web 1 não era participativa, a informação não era atualizada em tempo real (online) e o tempo e a velocidade do envio era muito lento.

MAYANA DE AZEVEDO, 1º PERÍODO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DANATUREZA.

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