quinta-feira, 24 de março de 2011

Influências da Administração Científica na Escola Atual.


Influências da Administração Científica na Escola Atual.

A escola prepara pessoas para que estas possam atender as exigências do Mercado, de acordo com o modo de produção implantado no país o Governo investe em educação com a finalidade de sustentar a economia da Nação. Partindo deste princípio torna-se fácil observar que o método Taylorista-Fordista, cujo objetivo é um melhor aproveitamento dos recursos humanos através da administração científica dos mesmos, foi uma metodologia amplamente utilizada nas Escolas modernas e que ainda deixa traços nas Escolas Atuais.

O método de Taylor e Ford consistia em gerenciar a função dos trabalhadores em uma determinada empresa ou fábrica para que as atividades diárias fossem executadas com mais eficiência e rapidez, produzindo assim um lucro maior para o dono do meio de produção à custa do esgotamento físico do trabalhador. Suas principais características são: a produção em série, o trabalho repetitivo e especializado, a produção em massa, fabricação de produtos idênticos, treinamento específico para o trabalho, controle de qualidade no final do processo, controle de tempos e movimentos (para um melhor aproveitamento do tempo), etc. A idéia era produzir mais em menos tempo e gerar mais lucro para as empresas.

Com a aplicação prática dessas idéias foi estabelecida uma relação entre os operários das fábricas e a gerência da mesma, onde a gerência tornou-se responsável pelo planejamento e controle do trabalho e aos operários foi dada a função de executar as tarefas.

Ao trazer a teoria de Taylor e Ford para a realidade escolar são observadas inúmeras influências na gestão educacional do país. A mecanização do ensino, onde as crianças muitas vezes decoram o conteúdo transmitido pelos professores. As disciplinas que são ensinadas muitas vezes sem uma interligação. O objetivo da escola de formar uma grande quantidade de pessoas aptas a trabalhar e não de transmitir de fato o conhecimento estimulando o aluno a pensar. O relacionamento impessoal entre a grande maioria dos professores e seus alunos. São exemplos do Taylorismo inserido na Escola. 

Mesmo que o professor almeje o desenvolvimento intelectual de seu aluno, ele não pode deixar de transmitir as disciplinas e conteúdos organizados e planejados pelo Governo, porque, se assim ele proceder, o aluno não terá sucesso ao prestar vestibular para uma boa Universidade, ou não passará em um concurso público. 

Na época que o modelo da administração científica foi implantado nas escolas, século XIX, ele atendeu perfeitamente as exigências dos Governos e das Classes dominantes, porque alienava as pessoas, as quais não necessitavam de muita instrução para o desempenho de tarefas rotineiras e específicas nas indústrias.

Atualmente a escola vive um momento de crise porque ainda é estruturada para a formação em massa de estudantes através de um método mecanizado de ensino. Só que Hoje, grande parte das empresas exigem a participação intelectual de seus funcionários, cabe a escola prepará-los. As pessoas precisam ser críticas e racionais para participarem das tomadas de decisões em seus respectivos empregos. “O bom desempenho no trabalho deve proporcionar acesso a algum futuro desejável - maiores salários, promoções, benefícios.”

Porém, como incentivar o desenvolvimento intelectual desejado pelas empresas impondo certo limite? Esse “limite” seria justamente um método capaz de impedir que as classes dominantes percam o poder devido ao alto nível intelectual que a população venha a atingir, nível este que é necessário para o crescimento da economia atual.
 Como ensinar os alunos a pensar e não apenas aceitar um modelo de ensino pré-estabelecido? Claro, sem que isso afete a elite social! Essas perguntas ainda não apresentam respostas plausíveis. 

Portanto, a escola atual enfrenta uma crise educacional baseada nos padrões antigos, modernos, de ensino que não correspondem a atual situação, e baseada também da dificuldade de introduzir uma nova gestão de educação capaz de intelectualizar os Homens.  

Nome:  Liana Genuncio Silva

Fontes: 

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