terça-feira, 1 de março de 2011

técnologia e educação

   A sociedade da informação está preocupada com o uso amplo de técnologias digitais interativas em educação.No Brasil a preocupação é a de que o uso intensivo dessas técnologias possibilitem a democratização dos processos socias, a transparências de politicas e de ações de governo, a mobilização de cidadãos e sua participação ativa nas intâncias cabíveis.
  Para garantir que se alcance esses objetivos as proposições entre educação e as técnologias de comunicação e informações é de que essas devem ser ''utilizadas para integrar a escola e a comunidade,de tal sorte que a educação mobilize a sociedade e a clivagem entre o formal e o informal seja vencida''
  O uso das técnologias em educação exige a adoção de novas abordagens pedagógicas, novos caminhos que acabem com o isolamento da escola e a coloquem em permanente situação de diálogo e cooperação com as demais intâncias existentes na sociedade, a começar pelos próprios alunos. A escola não vai perder sua posição de instituição social e educacional,vai sim ampliar sua missão para que possa responder a uma pluraridade de mandatos sociais,mas ao desenvolvimento da pessoas, qualquer que seja sua idade, qualquer que seja o momento em que procuram ensino e formação
  A educação escolar não deverá servir apenas para preparar pessoas para exercer suas funções sociais e adaptar-se as oportunidades sociais existentes, ligados a empregabilidade cada vez mais fulgaz.A escola deve, antes, pautar-se pela intensificação das oportunidades de aprendizagem e autonomia dos alunos em busca dos conhecimentos, da definição de seus caminhos, da liberdade para que possam criar oportunidades e serem sujeitos da sua própria existência.

postado por Larissa mendes da silva,1° ´período lcn

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