sexta-feira, 18 de março de 2011

A Escola como Empresa


- Estrutura organizacional hierárquica, centralizada (com base na unidade comando) e devidamente formalizada (quando uma pessoa recebe ordens de uma só pessoa);
- Divisão do trabalho e especialização através da definição precisa dos cargos e das funções (cada funcionário tem uma só tarefa a cumprir - e durante toda a vida, especializando-se numa determinada tarefa);
- Ênfase na eficiência e na produtividade organizacional (máximo rendimento pelo menor custo);
- Planificação e identificação rigorosa e pormenorizada dos objetivos a alcançar (a planificação das aulas está hoje a ser contestada);
- Identificação da melhor maneira de executar cada tarefa e a sua conseqüente padronização (a melhor maneira de dividir uma aula é de 50 min.);
- Uniformização dos processos, métodos, tecnologias, espaços e tempos (o Ministério é que definiu que as aulas deveriam ser de 50 min.);
- Individualização do trabalho (a cada indivíduo deve ser dada uma determinada tarefa própria de atividade; o grupo é menos eficiente) - valorização do indivíduo e não do grupo.

Taylor e Fayol deram valor à organização (gestão das empresas).

Em 1911 Taylor publicou um livro "Princípios da Administração Cientifica" - tornar as empresas dos EUA rentáveis - "Alguém que pense o trabalho" - de forma científica e racional - aparecem os especialistas em "administração científica do trabalho".

Como se deve pensar cientificamente sobre o trabalho

- Análise das tarefas, identificá-las, quanto tempo demora, a melhor forma de as executar;
- Procurar as soluções ótimas; depois de encontrada generalizá-la;
- Seleção dos trabalhadores para o desempenho das funções específicas;
- Treino dos trabalhadores para o melhor desempenho das suas tarefas;
- Incentivos salariais.

Escola Taylorista – Características de uma Organização Escolar Taylorista:

- Uniformidade curricular - as mesmas disciplinas, as mesmas horas, os mesmos programas, não interessa os interesses regionais, nem individuais;
- Agrupamentos rígidos dos alunos - alunos agrupados uniformemente (mesmo tipo de alunos numa turma; nível cognitivo);
- Posicionamento insular dos professores – especialização dos professores e isolamento dos professores, numa sala de aula não se admite pessoas estranhas (outro professor);
- Escassez de recursos materiais - contenção de despesas;
- Uniformidade na organização dos espaços - geral a muitas escolas;
- Uniformidade de horários;
- Avaliação descontínua - trabalhos, testes;
- Disciplina formal – os alunos têm que se comportar bem na sala de aula, forma de estar;
- Direção unipessoal - unidade de comando – diretor;
- Insuficientes relações com a comunidade.

Taylor – Maior necessidade de dar uma maior produtividade ao tecido empresarial - transpostas estas idéias para a escola. Imagem empresarial/fabril da escola ainda hoje visível. O modelo foi feito exteriormente à escola.

Princípios e Métodos de Orientação e Supervisão Educacional
 Prof.: Dorival Rosa Brito


Postado por Julyana Rangel Freitas - 1º Período de Licenciatura em Ciências da Natureza

Um comentário:

  1. Eu não imaginava o grande reflexo que o taylorismo/fordismo deixou para o modo de organização das escolas. Desde a divisão e especificação das funções, o agrupamento dos alunos, uniformidade de tarefas como o horário de aulas, os uniformes dos alunos; a disciplina rígida sobre os alunos; o método de avaliação, é pontuado ou elogiado o aluno comportado, de melhor nota, ou seja, comparado ao trabalhador passivo, aquele tudo realiza sem questionar.

    Kênya França Lima - 1º período de Licenciatura em Ciencias da Natureza.

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